terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Palavras que todos fãs de livros precisam saber...

Spoiler: OK. Pare tudo o que estiver fazendo e se concentre aqui. Essa palavra é de todas, a mais importante para um fã de séries. Spoiler tem origem no verbo spoil, que significa estragar, e é um termo de origem inglesa. Spoiler é quando alguma fonte de informação, como um site, ou um amigo, revela informações sobre o conteúdo de algum livro, ou filme, sem que a pessoa tenha visto.O spoiler é uma espécie de estraga-prazeres, pois ele é aquele indivíduo que conta os finais, ou o que vai ocorrer com determinado personagem em filmes, séries, livros, sem saber se a outra pessoa realmente quer saber. O spoiler não necessariamente precisa contar o fato todo, pode ser qualquer parte de uma fala, texto, imagem ou vídeo que faça revelações importantes sobre determinados assuntos.

Cliffhanger: Conhecido popularmente como “gancho”, cliffhanger é aquele final de livro ou episódio que te deixa louco para ver o próximo. Alguém aí já leu um daqueles livros em que, na última página, acontece algo bombástico e então... Acaba a história? Resolvi falar de cliffhangers porque, com a onda de séries e sagas (Sou a única que tem dificuldades em encontrar livros avulsos sem sequel ou prequel, ou isso acontece com vocês também?), eles são cada vez mais comuns. Existem apenas 4 cliffhangers que eu me lembro claramente de entrar em parafuso e PRECISAR da continuação imediatamente: Em Chamas - (Jogos Vorazes #2 - Suzanne Collins), Silver - Continuação de Lilac (Deise Müller), Convergente - ( Divergente #3 - Vernonica Roth) e ainda estou em parafuso pela continuação de A Crônica do Matador do Rei - "A Porta de Pedra" (Patrick Rothfuss) snif...snif...


Spin-Off: Isso é importante saber. Mas é muuuito simples de explicar. Spin-Off são Livros ou séries que se originaram de outros livros ou séries. EXEMPLOS: Turned at Dark é spin-off de Nascida à meia - noite (Acampamento Shadow Falls - C.C. Hunter). Em Nascida à Meia-Noite conhecemos Della, uma vampira rebelde que se torna amiga de Kylie (personagem principal da Saga). Em Turned at Dark, Della ganha uma história só dela. 
Está previsto para outubro de 2014 - Eternal”, segundo livro da série spin-off de “Acampamento Shadow Falls” que é protagonizada por Della Tsang, a vampira melhor amiga de Kylie.


Plot: Um termo não muito usado em conversas sobre séries, mas que você pode ouvir falar, ás vezes, ou ler em sites como o Wikipédia e desconhecer o significado. Plot é a história central do livro ou da série, no que ela se baseia. Em outras palavras, refere-se ao tema ou conflito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário