segunda-feira, 17 de março de 2014

Projeto Crônicas

O SABOR DA CRÔNICA

PALAVRAS AO VENTO
“Ler não é unicamente interpretar os símbolos gráficos, mas interpretar o mundo em que vivemos”.
“A crônica não existe. O que existe é o cronista”. (Fernando Sabino)
“O cronista é um solitário com ânsia de comunicar-se”.
“Alguém já disse que a crônica é uma literatura sem tempo”.
“O sabor da maçã não está na fruta em si, mas no contato da fruta com o paladar. A reflexão vale igualmente para a crônica. O essencial é a emoção que cada texto vai provocar em você. Este é o sabor da crônica”.
“Crônicas são como laranjas, podem ser azedas e ser consumidas em gomos ou pedaços, na poltrona de casa ou espremidas na sala de aula”. (Carlos Eduardo Novaes)
“O elemento fundamental para o exercício da crônica é o conteúdo. Não adianta escrever uma coisa que não é preciso escrever. Tem que ser algo que é indispensável para mim e para os outros”. (Walter Galvani)
“A aprendizagem não deve acontecer apenas somente no âmbito escolar, mas tornar-se uma atividade contínua, estendendo-se ao longo da vida”.

“Este é o papel fundamental do educador do futuro: ser não apenas o indivíduo consciente de seu potencial, mas ser também o profissional”.


Projeto desenvolvido pela professora Erica (Sala de Leitura, eu rsrsrsrsrs...) e trabalhado com os alunos dos 9ºs anos A, B e C juntamente com a professora de Língua Portuguesa da sala (Ana Claudia).

A crônica é um dos gêneros mais confessional do mundo, pois o cronista tira os seus temas do próprio cotidiano e fala de tudo, de política a sentimentos pessoais, aberta ou disfarçadamente, deixando ao leitor o prazer do desvendar. Talvez por isso seja um texto dos mais agradáveis de ler e uma forma extremamente eficaz de seduzir o aluno para a leitura.

Habilidades 
Identificar a estrutura da crônica em diferentes formas e espaços de comunicação e desenvolver o hábito da leitura.













Nenhum comentário:

Postar um comentário