domingo, 12 de maio de 2013

"MINHA ESCOLA LÊ - LAÉ DE SOUZA"

Projeto de leitura destinado a alunos do ensino fundamental, a partir do 6º ano (5ª série) até o ensino médio, envolve a leitura, discussão dos temas, criação de textos e adaptação para teatro a partir de um livro de Laé de Souza. A idéia é atrair todos os estudantes para uma participação ativa em um movimento literário na sua escola. Em 2013, serão desenvolvidas atividades com a leitura do livro "Espiando o mundo pela fechadura".
O projeto, patrocinado pela empresa Sweetmix Indústria Comércio Importação e Exportação, é aplicado em escolas públicas de todo o país que receberão os livros e materiais didáticos em quantidade suficiente para atender aos alunos que participarão das atividades e, alguns destes, serão premiados pela qualidade e criatividade dos textos. Junto com o material, o professor receberá um Manual para a aplicação do projeto e várias indicações de atividades complementares como ilustrações, adaptação do texto para teatro, encenação, e outras, com o propósito de incentivar o gosto pela leitura.
Após a leitura e o desenvolvimento das atividades sugeridas, os alunos respondem a um questionário sobre a obra e elaboram textos baseados nas crônicas ou nas personagens. Serão premiados, por classe, com outro livro de Laé de Souza, três autores dos melhores trabalhos, e os alunos participantes concorrem à inserção do seu texto na coletânea "As melhores crônicas dos projetos de leitura – Volume 5", cuja publicação ocorrerá até meados de novembro/2013. A escola que for contemplada com um texto de um aluno nesta coletânea receberá três exemplares destinados ao aluno, ao professor e à escola.


Após o recebimento das caixas com os livros “Espiando o mundo pela fechadura” – Laé de Souza passamos a tarefa de encontrar professores dispostos a trabalhar o projeto. Eu fiquei responsável pelas turmas da manhã e a professora Maria Cristina com as da tarde.




    Conversando com as professoras Maria de Fátima, Andréia e Jeniffer (Língua Portuguesa do período da manhã) elas aceitaram prontamente a trabalhar com os seus 9ºs anos.

    A professora Maria Cristina Romeiro conseguiu envolver neste projeto todos os professores de Língua Portuguesa do período da tarde...

Leitura do livro "ESPIANDO O MUNDO PELA FECHADURA"











Respondendo os questionários e produzindo as crônicas







Produções das crônicas dos alunos





O Autor

O escritor Laé de Souza, nascido em Jequié-BA, é cronista, poeta, articulista, dramaturgo, palestrante, produtor cultural e autor de vários projetos de incentivo à leitura.
Preocupado com o déficit educacional e inconformado com o slogan "Brasileiro não gosta de ler" vem criando projetos de leitura, objetivando gerar alternativas que favoreçam e criem o hábito da leitura.
Obras: Acontece, Acredite se Quiser!, Coisas de Homem & Coisas de Mulher, Espiando o Mundo pela Fechadura, Nos Bastidores do Cotidiano (impressão regular e em braille) e os infantis Quinho e o seu cãozinho - Um cãozinho especial, Quinho e o seu cãozinho – Novos amigos, Quinho e o seu cãozinho – Férias na fazenda, Quinho e o seu cãozinho – Acampamento escoteiro, Radar, o cãozinho, Quinho e Bia e a sua gatinha Pammy.
Projetos: "Encontro com o Escritor", "Ler É Bom, Experimente!", "Lendo na Escola", "Minha Escola Lê", "Viajando na Leitura", "Leitura no Parque", "Dose de Leitura", "Caravana da Leitura", "Livro na Cesta", "Minha Cidade Lê", "Dia do Livro" e "Leitura não tem idade".
Palestras: Ao longo de sua carreira de escritor e na aplicação de seus projetos de leitura, Laé de Souza já ministrou palestras em mais de 400 escolas de todo o Brasil, cujo foco é o incentivo à leitura. "A importância da Leitura no Desenvolvimento do Ser Humano", dirigida a estudantes e "Como formar leitores", "Experiências em projetos de leitura", "A importância do professor na formação de leitores", voltada para professores, bibliotecários, escritores e produtores culturais são alguns dos temas abordados nessas palestras.
Com estilo cômico e mantendo a leveza em temas fortes, escreveu as peças "Noite de Variedades" (1972), "Casa dos Conflitos" (1974/75) e "Minha Linda Ró" (1976). Iniciou no teatro aos 17 anos, participou de festivais de teatro amador e filiou-se à Sociedade Brasileira de Autores Teatrais; Criou o jornal "O Casca" e grupos de teatro no Colégio Tuiuti e na Universidade Camilo Castelo Branco.
Bacharel em Direito e Administração de Empresas, Laé de Souza, 60 anos, unifica sua vivência em direito, literatura e teatro (como ator, diretor e dramaturgo) para desenvolver seus textos utilizando uma narrativa envolvente, bem-humorada e crítica.
Nos campos da poesia e crônica iniciou sua carreira em 1971, tendo escrito para "O Labor"(Jequié, BA), "A Cidade" (Olímpia, SP), "O Tatuapé" (São Paulo, SP), "Nossa Terra" (Itapetininga, SP); como colaborador no "Diário de Sorocaba", O "Avaré" (Avaré, SP) e o "Periscópio" (Itu, SP).


" A cada dia acredito mais na possibilidade de termos um BRASIL leitor. O resultado dos projetos de Leitura me leva a acreditar que é possível realizar esse sonho"
Laé de souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário